Partilhar 
     

Cardiologia Coimbra

Conheça todo o tipo de exames que pode fazer na Lenic, laboratório de estudos de cardiologia em Coimbra, e como se preparar para eles.

ECG

ECG com Prova de Esforço
A prova de esforço em tapete rolante é um exame que permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço, através de um registo electrocardiográfico contínuo acompanhado de medições repetidas da pressão arterial. Para obter o registo electrocardiográfico são colocados no peito eléctrodos adesivos ligados a um registador. As medições da pressão arterial são realizadas por uma braçadeira ligada a um registador.
Durante o exame o doente caminha sobre um tapete rolante e é realizado um aumento periódico e progressivo da velocidade e da inclinação do tapete. Desta forma, aumenta o esforço necessário para realizar a prova.
A duração total da prova de esforço em tapete rolante difere de pessoa para pessoa.


ECG com Registo Contínuo de Holter

O electrocardiograma contínuo de Holter é um registo da actividade eléctrica cardíaca durante um período aproximado de 24, 48 ou 72 horas. Este exame tem como objectivo correlacionar alterações detectadas no registo com as actividades diárias e sintomas descritos.
Para realizar o exame o doente desloca-se ao hospital, onde lhe são colocados no peito eléctrodos adesivos ligados a um registador portátil, alimentado a pilhas, que é colocado numa bolsa e pendurado ao pescoço ou à cintura. Na mesma altura é também entregue um formulário onde o doente deverá indicar as horas e descrever as actividades realizadas durante o período do exame. O exame é indolor.
Passado o período de tempo estipulado para o exame, o doente desloca-se novamente ao hospital, são-lhe retirados os eléctrodos e o registador e entrega o diário das actividades. Em data posterior ser-lhe-á disponibilizado o relatório médico do exame.

Registo de Eventos Cardíacos ECG - T
O Registo de Eventos Cardíacos ECG-T é um método de estudo da actividade do coração, destinado a esclarecer sintomas esporádicos, tais como:
Palpitações – sensação de batimentos cardíacos esporádicos ou sucessivos, falhas ou acelerações.
Desmaios – perda de conhecimento total ou parcial, tonturas fortes.
Dor Precordial – dor, peso ou opressão na face anterior do tórax.
O gravador de eventos cardíacos permite registar o electrocardiograma durante os episódios sintomáticos, relacionando-os com determinadas alterações do funcionamento do coração.
Um pequeno gravador (ECG-T) ligado à parede do tórax através de quatro eléctrodos, vigia de forma constante a actividade eléctrica do coração durante dias ou semanas. O aparelho deve ser accionado através do botão apropriado sempre que seja perceptível o sintoma típico, de modo a que fique gravada na memória do dispositivo a actividade eléctrica cardíaca imediatamente antes, durante e após o sintoma.

Ecocardiografia

> Ecocardiografia Modo 2D/Modo M
> Ecocardiografia Modo 2D/Modo M com Doppler


Exames com preparação


Ecocardiografia de Exercício
Preparação:

Este exame requer uma preparação específica que inclui medicamentos e/ou outros produtos. Todas as informações necessárias serão facultadas (em mão, através de correio electrónico, correio normal ou fax) quando da marcação do exame.

 

Ecocardiografia de Sobrecarga Farmacológica
Preparação:
Este exame requer uma preparação específica que inclui medicamentos e/ou outros produtos. Todas as informações necessárias serão facultadas (em mão, através de correio electrónico, correio normal ou fax) quando da marcação do exame.

 

Ecocardiografia Transesofágica
Preparação:
Jejum prévio de 6 horas (não comer, nem beber nada, apenas uma quantidade mínima de água se necessitar tomar medicação). Caso o seu exame esteja marcado para o período da tarde, poderá tomar uma refeição ligeira até às 10 horas.

Pressurometria ambulatória

A pressurometria ambulatória é um registo da pressão arterial durante um período de cerca de 24 horas. Este exame tem como objectivo correlacionar alterações detectadas nos valores registados com as actividades diárias e sintomas descritos.

 

Para realizar o exame o doente desloca-se ao hospital, onde lhe será colocada uma braçadeira ligada a um registador portátil, alimentado a pilhas, que é colocado numa bolsa e pendurado ao pescoço ou à cintura. Na mesma altura é também entregue um formulário onde o doente deverá indicar as horas e descrever as actividades realizadas durante o período do exame. O exame é indolor, poderá ser apenas um pouco incomodativo pelo facto da braçadeira “apertar” o braço várias vezes ao longo do dia e noite para registar a pressão arterial.

 

No dia seguinte, aproximadamente à mesma hora em que foi colocado o aparelho, o doente desloca-se novamente ao hospital, é-lhe retirada a braçadeira e o registador e entrega o diário das actividades. Em data posterior ser-lhe-á disponibilizado o relatório médico do exame.

 

Segunda-feira 14:00 - 18:00
Terça-feira 14:00 - 18:00
Quarta-feira 14:00 - 18:00
Quinta-feira 14:00 - 18:00
Sexta-feira 14:00 - 18:00
Sábado Fechado
Domingo Fechado
Contacto
Lenic-Laboratório Estudos não Invasivos em Cardiologia Lda
(Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Coimbra - Exames


Avenida Fernão Magalhães 429,2º-A
3000-177 COIMBRA
( Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu )
239 826 361
239 838 563